sábado, 31 de maio de 2014

Aline voltou outra vez!


ALINE  E O TÚMULO ABANDONADO

No dia seguinte,Aline levantou-se mais cedo.Arrumou algumas coisas que ia precisar em uma bolsa grande e foi avisar a Dona Filó que ia pra casa do pai.Dona Filó nunca gostava quando ela fazia isso.Aline sentia que não era bem por causa de ciúmes,mas alguma coisa em relação à casa.Não conseguia entender, já que a maldição acabara e tudo estava bem agora.A não ser a descoberta do tal túmulo...

Ao chegar lá,mal podia conter sua curiosidade.Largou a bolsa em cima do sofá e contornou a casa em direção ao quintal.Este era totalmente cercado por um muro alto,mas o terreno que Raul lhe falara ficava depois do muro.Era um lugar sombreado,com muitas árvores altas e frondosas que formavam um teto de folhas sobre sua cabeça.A vegetação rasteira cobria seus pés.Era um local silencioso também: nenhum canto de passarinho,nenhum inseto,silêncio total! Até o vento soprava fraco ali.Aline teve a impressão de estar isolada do mundo,sentiu como se tivesse dado um salto pra trás no tempo e a cada passo a sensação crescia.

Demorou um pouco pra que ela encontrasse o túmulo.Na verdade,era uma pequena lápide tumular,quebrada e coberta de fungos e líquens.Será que Raul quebrara a lápide ao tropeçar nela?Curvou-se e apanhou a lápide,mas por mais que tentasse não conseguia ler o nome gravado lá.Só distinguia a letra "P" e uma data:1850.Sentia uma certa opressão no peito,mas só tinha uma coisa a fazer.Levou a lápide até o tanque de lavar roupa da casa e tomando uma escova tratou de escová-la.Aos poucos conseguiu juntar as letras e ler:

Philomena Garcia Marques

1850 - 1885

Aline sentiu um arrepio.Era quase o nome da avó Filó!Com a diferença do sobrenome que viera de seu avô, o nome de Dona Filó era: Filomena Marques de Oliveira!

Alguém a chamou na sala,era Seu Pedro:

- Aline você viu aquela pá grande?Estou precisando dela.

- Não, não vi.Seu Pedro preciso lhe perguntar uma coisa.

- Pois diga, menina.

- Só um minuto! 

Aline volta ao tanque pega a lápide e entra triunfalmente na sala.Seu Pedro tem um sobressalto e fica pálido:

- Aline,o que você anda aprontando menina? - disse ele tremendo.

- Eu quero saber quem é - disse ela com voz firme - Filomena Garcia Marques que está enterrada aqui nos fundos do terreno desta casa.

- Eu não... - balbuciou Seu Pedro.

- Ela é de minha família Seu Pedro? Porque foi enterrada aqui e não no cemitério da cidade?Ninguém cuida do túmulo, eu nem sabia de sua existência!

- Acho que devia falar com sua avó - Seu Pedro parecia recuperado do susto - Se alguém tem que te contar é ela e não eu!

- Mas o senhor sabe, não é? Me diga!

Seu Pedro senta-se lentamente no sofá, Aline o acompanha e coloca a lápide no chão.

- Tudo que sei é que ela era a avó de sua avó Filó - disse ele depois de uma pausa - Foi ela que construiu esta casa e aqui morreu ainda jovem e de maneira muito estranha...

- Morreu como?

- Ah! Eu não sei,tudo que sei já lhe contei! - disse Seu Pedro quase gritando,levantou-se e saiu.

- Seu Pedro o senhor sabe de mais coisas!Me conte!

- Eu não!Vou procurar a pá e a Senhorita coloque esta lápide onde a encontrou!

Aline fez mais que isso.Pegou uma enxada,retornou ao terreno e limpou ao redor do túmulo.Colocou a lápide no local original da melhor maneira que pôde.Nesse mesmo dia retornou a casa da fazenda.Encontrou Dona Filó sentada na cozinha:

- Já voltou? - disse quando viu a neta.Aline dá um beijo na testa da avó.

- Vó, precisamos ter uma conversa séria.A senhora sabe por que fui na casa de papai hoje?

- Por que você adora aquilo lá!

- E a senhora não né? Por que?

- Apenas não gosto e pronto!

- Explicação pouco convicente - diz Aline - sabe o que descobri lá hoje?

Dona Filó pareceu apreensiva.

- Descobri o túmulo de sua avó - continuou ela.

Se Aline tivesse jogado uma bomba de São João na cozinha não teria provocado uma reação tão grande na avó.Dona Filó ficou paralisada,mais branca que a blusa que usava.Com uma força que Aline a julgaria incapaz um momento antes,Dona Filó se levanta e diz com raiva:

- Quem lhe autorizou a remexer no passado?

CONTINUA...

Tomara que vcs gostem deste conto.Na próxima semana tem o final!
Por aqui tudo caminhando,sem grandes novidades.
Beijos nas bochechas!

16 comentários:

  1. Tem como não gostar?

    Lindo e vamos esperar o final! Criatividade é tua marca! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Anne,
    Claro que vamos gostar!
    Estou curiosa (como sempre!) pra saber o final...
    Essa Aline não sossega hein?!
    Bjs e ótimo domingo \o/

    ResponderExcluir

  3. Olá Boa noite!
    Primeiro lugar, Amiga, grata pela vista que adoro, desculpe a minha ausência, alguns fatores contribuem para a minha demorar nas visitas. Por exemplo a minha net, anda péssima, já tentei descobrir até santos protetores da net e não é que me enviarão KkkKk, período de provas, o reumatismo me atacando, com a idade só complica, cheguei a pensar em parar por um tempo com os blogs. Entro no face, mas quando está lenta nos blogs não consigo. Como não desisto fácil, e quando ela melhora, estou aqui,reúno forças, supero as dores na coluna e mesmo com o comentário colado passo para deixar o meu carinho e agradecimento.
    Deixo este pensamento de Vinícius de Moraes
    “Preencha o arco íris da sua alma com sua cor favorita,
    feche os olhos e sinta a batida da vida, sinta o ritmo do
    que transborda o teu sorriso, seja dona do seu próprio
    paraíso, feche os olhos e permita-se entrar no melhor
    lugar que existe dentro de você. Vinícius de Moraes “
    Abraços, fica na paz de Deus, uma linda noite e um amanhecer abençoado.

    ResponderExcluir

  4. Olá,Amiga ANE! Tudo Bem?
    Fiquei curiosa...que mistério envolve a morte da 1ª D. Filomena?!!!! Tam,tam.tam.tam....
    Junho chegou, e o friozinho está aí, pedindo delicias que aquecem!
    Passe na minha "Cozinha" pra ver umas dicas e receitinhas.
    Ótimo Mês de Junho!
    Bjinhos da amiga,
    "Chef" MARY.

    ResponderExcluir
  5. Ane, eu amo seus contos! Aline é minha heroína por sua coragem e determinação! Eu fico aflita pelo final porque jamais faria o que ela faz! Vamos ter que esperar sete dias... ó Deus! Será uma longa semana! BJks Tetê

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Ane!
    Ela voltou!!! E eu fiquei com um certo medo do local onde ela achou a lápide - silêncio total, sem pássaros... meio sinistro rsrs. Tô curiosa com o final, ainda bem que vc retornou com a estoria. Gostei do desenho, bem legal.

    E por falar em pássaros, fiquei imaginando sua casinha com eles. Eu tenho vontade de fazer algumas e pendurar pelo jardim, quem sabe não será o próximo Projeto? É que por lá os pássaros ficam bem à vontade roubando frutas e passeando, mas as casinhas são o charme a mais e onde tem plantinhas, não importa o tamanho, eles sempre estão presentes pois sentem o carinho.

    Obrigada pelo carinho com o jardim da caverna.
    Quanto ao porta-retratos, já encomendei as peças. Neste sábado irei pegá-las e já começo, aí te aviso.

    Abração esmagador e ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Ops... esqueci de dizer que jardim vertical é lindo, na verdade, qdo amamos plantas e flores, qualquer lugarzinho pra elas é sempre bem vindo. O dentista do prédio onde trabalho fez uma horta em telha, num pequeno espaço da varanda aqui, muito louco!!!

    E o livro Inferno? Tá gostando? Tô super atrasada na leitura, mas já passei a página 300.

    Bjão.

    ResponderExcluir
  8. Ane,sou suspeita pra falar porque adoro histórias desse tipo. Ficou demais a primeira parte e quero saber o final! bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
  9. Nossa eu naum consegui parar de ler rsrs escreve logo por favor rsrs eu volto bjs

    ResponderExcluir
  10. Ufa ate esqueci de dar um recadinho rsrs
    Tem um sorteio rolando no meu novo blog, quero muito quer voce participe
    http://lojatricoecompanhia.blogspot.com.br/2014/05/sorteio.html
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Ane, o meu abraço...
    Um conto cheio de mistérios, né?! Voltarei pra saber da continuação... Quem conta um conto tem mais pra contar...
    Muita paz e boa semana...

    ResponderExcluir
  12. Você fez muito bem em retomar o conto. E consegue me deixar atenta e ansiosa (rss). Depois de um mistério solucionado, arrumou outro, muito interessante. As aventuras de Aline me prendem e vou ter que aguardar uma semana para ver o caminho que escolheu para finalizar essa parte. Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Amiga, a sua escrita prende-nos e ficamos sempre em suspenso no final.
    Que segredo guardará a avó Filó que ficou tão assustada com a pergunta da Aline ?
    Aguardo desenvolvimentos :)

    beijinho

    ResponderExcluir
  14. OI ANE!
    JÁ ESTOU GOSTANDO, ME AVISA QUANDO POSTARES A CONTINUAÇÃO QUE QUERO LER, MAS ESTOU COM MEDO.RSRSRSR
    AMIGA, TENHO POST NOVO LÁ NO "SÓ PRA DIZER" TE ESPERO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Yeah!! Aline voltou e voltou com tudo!!
    Um final para atiçar a imaginação!
    Aguardando com ansiedade o próximo capítulo!!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir