sábado, 14 de fevereiro de 2015

Carnaval? Não! Quer dizer...mais ou menos...


Nunca gostei de carnaval por causa de som alto, aglomeração de gente e principalmente das atitudes de safadeza das pessoas dentro da aglomeração carnavalesca. Não me sinto bem com este tipo de coisa. Então estes dias de feriado sempre foram bons pra fugir do barulho, ir pra um lugar tranquilo e aproveitar pra descansar e fazer as coisas que mais gosto.

Mas acho que esta festa tem um lado bom, por exemplo: as fantasias bonitas e coloridas, a criatividade das pessoas nas brincadeiras e principalmente a alegria genuína, não vale beber e se drogar pra ter "alegria", porque me parecia antigamente, quando eu era criança, que só porque era carnaval todo mundo tinha que ficar contente. A minha maneira eu ficava feliz porque não tinha escola e depois já trabalhando, isso acabou, porque eu também trabalhava no feriado, embora não todos os dias.

 O que eu acho é que ninguém tem obrigação de fazer o comum, o que todo mundo faz; até ir pra praia neste período eu deixei de ir, pois constatei que não se tem sossego nem pra descansar, tem criatura fazendo competição de som alto em cada casa da vizinhança. Trânsito péssimo. Sem falar que se você não tem uma casa na praia, precisa pagar aluguel que nesta época disparam feito foguetes...O melhor é ficar em casa mesmo.

Mas vamos voltar pra o lado bom desta festa. Eu tenho algumas boas lembranças de carnavais bem antigos no interior do estado, quando as pessoas se enchiam de talco e saíam pelas ruas jogando talco uns nos outros. Também lembro dos papangus. Mas destes eu tinha medo mesmo... "Lá vem um papangu..." eu olhava rápido e me escondia. Kkkk.... Não sabe o que é isso?

Eles são bem característicos aqui do nordeste principalmente na cidade de Bezerros-PE.

"Por ruas, becos e praças, os papangus surgem para assustar e pregar peças na molecada travessa de muitas cidades do Nordeste brasileiro. Eles costumam aparecer na Quarta-Feira de Cinzas ou mesmo durante os dias de carnaval. Usando sacos e trapos no lugar de roupas, com o rosto pintado ou mascarado, eles também carregam cornetas, chicotes, guarda-chuvas e até penicos. Basta eles aparecerem para a molecada gritar: “Papangu, papangu! Me dá um prato de angu!” ... esse personagem folclórico, que pode até ser parecido com assombração, mas, no fundo, só quer mesmo é divertir a criançada!" (Goimar Dantas)

Enfim, pra terminar, o carnaval de antigamente era mais carnaval que a festa de hoje em dia. Concordam?

Beijos nas bochechas!

12 comentários:

  1. Eu apenas respeito quem gosta do Carnavam, mas não faz minha cabeça,rs Prefiro ficar longe dele, nem vejo nada! Lindo feriadão e descanso,chica

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você,eu também gosto de ficar em casa longe de barulhos.
    Antigamente o carnaval era uma festa mais familiar.
    Beijos e feliz feriadão!
    Amara

    ResponderExcluir
  3. Olá Ane venho assinar esta lembrança.
    O tempo devastou a graça de um carnaval alegre e sem muita violencia. Hoje a cosia ficou de tal maneira que dá medo mesmo. Principalmente aqui em Salvador com mais de 2 milhões de pessoas se aglomerando em ruas apertadas cada vez mais pelos camarotes.
    Saudades das marchinhas alegres e dos bailes de carnaval principalmente nos clubes.
    Hoje prefiro ver pela tv a beleza do carnaval das escolas de samba e descansar e curtir umas praias.
    Um bom feriado amiga.
    Meu terno abraço de paz.

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente com voce. O carnaval de hoje é apenas um "produto" da nossa industria do entretenimento, deixando há muito de ser uma maifestação popular e espontânea. Bjs

    ResponderExcluir
  5. OI ANE!
    TAMBÉM NÃO GOSTO DE CARNAVAL, PELOS MESMOS MOTIVOS QUE DÁS, MAS TE CONFESSO QUE JÁ GOSTEI E MUITO, É CLARO QUANDO JOVEM E MORANDO NO INTERIOR.
    CONCORDO SIM, OS CARNAVAIS DE HOJE NÃO SÃO IGUAIS AOS PASSADOS, MAS, COITADOS DOS JOVENS, SÓ CONHECEM ESTE... RSRSRSRS
    ANE, QUANDO POSTAR TE AVISO, MAS ACHO QUE O FAREI SÓ APÓS O CARNAVAL.
    ABRÇS


    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O carnaval está cada vez pior. Não gosto.
    Ainda existe esse tal de papangu tão inocente? rs
    Beijos, Ane!

    ResponderExcluir
  7. Ane, gostei de vê-la outra vez por lá... Obrigada por CIRANDAR comigo...
    Bom feriadão por aí.......................
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Completamente de acordo minha amiga, também escolho ficar em casa e aproveito para actualizar o blogue e visitar os amigos :)
    Adorei saber o que são papangus, nós por cá não temos nada assim parecido.

    beijinho com amizade

    ResponderExcluir
  9. Tudo mudou o carnaval também...
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  10. Menina... esses mascarados aqui no RJ são os "bate bola". Até hoje eu tenho medo dessas criaturas, que ficam escondidas dentro da roupa e fazem o que querem! Carnaval é mesmo um problema por causa do som alto e da falta de limites. Mas no ano passado descobri um carnaval tipo cidade do interior aqui em Araruama, à tarde, com marchinhas... esse ano tinha programado até fantasia para ir, mas acabou dando tudo errado e perdi. Mas ano que vem, tem mais! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga

    Há quanto tempo...

    Além de recolher a inspiração
    deste maravilhoso espaço
    de sentimentos e reatar a amizade,
    aproveito a visita para convidá-la
    a partilhar a alegria,
    de ouvir um poema de minha autoria
    musicado em Minas Gerais.

    O mesmo se encontra no meu blog
    www.sonhosdeumprofessor.blogspot.com.br

    e para mim,
    ter este poema
    escutado por pessoas
    que fazem do mundo virtual,
    um mundo melhor,
    será um tributo a felicidade

    ResponderExcluir
  12. Olá Ane,
    Concordo que ninguém deve se forçar ao que não é de sua vontade - todos somos diferentes, com preferências diferentes e com direito a viver essa diferença, sendo respeitados e respeitando também.
    Trabalhei muitos anos com crianças e nessa altura fazia sentido e tinha beleza, viver o carnaval no meio das crianças. A alegria é bonita, os exageros é que são de lamentar, como em tudo.

    bj amg

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir